O que é um site responsivo? Criação de sites Responsivos?

Desta vez vamos abordar um assunto que atualmente está em alta, os famosos sites responsivos, mas o que são e para que servem?

Basicamente são sites compatíveis com todos os tamanhos de tela utilizados, não apenas para celular, tablets, mas também criados para navegadores que não estejam com a tela maximizada (No caso do Mac em que a janela não abre maximizada automaticamente), computadores com telas pequenas, como de 10” em que possuem uma resolução menor. Em resumo, são sites que se encaixam em sua área de visualização.

Um site responsivo se molda de acordo com a sua tela, ou seja, reposiciona os elementos do site, a fim de mantê-lo com uma rolagem vertical apenas, e fazer com que não tenha a barra inferior (Horizontal) de rolagem. Se o site possuir uma barra lateral com chamadas, login e etc, estes são reposicionados. Em muitos casos, dependendo do CMS (Administração do site) ou codificação CSS, é possível especificar quais serão os “módulos de criação do sites” que devem aparecer em uma versão menor de tela, por exemplo, para celular não exiba a busca do site e assim por diante.

Baseado em CSS3 e utilizando recursos de HTML5 hoje um site responsivo pode ser visualizado de maneira confortável para a maioria das telas e o melhor, mantendo as características visuais do site aberto em tela cheia.

E a diferença de um site responsivo para um site mobile?

Um site exclusivamente mobile, como alguns grandes portais de notícias, são aqueles que possuem um layout muito resumido, carregando poucas imagens, isto porque visam ser carregados de maneira mais rápida e o tornam mais acessíveis para a maioria das pessoas (Até aquelas que possuam um celular mais simples, desde que tenha a função de navegador).

Poderíamos pensar na versão exclusiva de um site mobile, como um site apartado, um site feito especialmente para celulares e pequenos dispositivos, tanto que muitos tem um endereço diferente, algo como: http://m.site.com.br ou http://mobile.site.com.br.

Atualmente recomendamos esta versão quando falamos de um site de conteúdo especificamente, pois com a internet que temos hoje nos celulares, não há tanto problema em carregarmos uma verão um pouco mais pesada, que seria o caso da versão responsiva.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas com relação ao responsive website ou sites responsivos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *